Mais Amazônia

Iniciado em 2021, o projeto Mais Amazônia realiza a pesquisa, sistematização e análise de 40 mil processos de regularização fundiária em terras do INCRA e da União nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. É fruto de uma parceria estabelecida entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade UnB Planaltina (FUP), e conta com o apoio administrativo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).

Trata-se de uma iniciativa com vistas à produção e ao gerenciamento de informações fundiárias, elaboração de relatórios e diagnósticos técnicos sobre os impactos socioeconômicos das políticas de regularização e construção de mapas temáticos geoespacializados.
O objetivo é realizar ações capazes de contribuir para a tomada de decisão e apoio para a diminuição do passivo de terras públicas regularizáveis do órgão. Os dados produzidos pela análise dos processos também deverão servir como subsídios para um diagnóstico sobre o desenvolvimento econômico, a infraestrutura e as potencialidades de acesso ao crédito junto às famílias beneficiadas pelo Programa de Regularização Fundiária de Terras Federais.

Pesquisa, sistematização e análise de 40 mil processos de regularização fundiária em terras do INCRA e da União nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.